O que é a criatividade? Para o inventor e empresário Steve Jobs, “é a arte de conectar ideias”. A educadora Mary Lou Cook defende que é “inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros e se divertir” e o ator, diretor e roteirista Alan Alda a define como “o lugar onde ninguém jamais esteve”. Mesmo sendo um conceito abstrato e sem definição exata, sabemos que a criatividade é essencial em vários aspectos de nossa vida e hoje, dia 17 de novembro, é comemorado o Dia da Criatividade, por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver ou aperfeiçoar essa habilidade. Confira e comece já a criar!

  1. CRIE!
    Pode parecer óbvio, mas, como diz o antigo ditado, a prática leva à perfeição e, quanto mais seu cérebro criar, mais suas habilidades criativas irão se desenvolver, portanto, permita-se desenhar, pintar, escrever e fazer tudo que tiver vontade de fazer.
  2. DESAFIE-SE
    Treino e dedicação na área que você deseja atuar são importantes, mas para melhorar ainda mais suas habilidades de criação, desafie-se em áreas que você tem dificuldades ou nunca atuou. Dessa forma, novas áreas do seu cérebro serão ativadas e exercitadas.
  3. INSPIRE-SE
    Referências são essenciais para o trabalho criativo e construir um bom repertório pode ajudar nisso! Leia livros, assista a filmes e séries, ouça músicas, visite museus e mais!
  4. RELAXE!
    Muitas das nossas inspirações surgem em nossos momentos de relaxamento ou distração, por isso, é importante encaixá-los em nossa rotina! Uma boa dica é manter um bloco de anotações ou seu celular sempre por perto para registrar todas as boas ideias que sua mente for capaz de criar nessas ocasiões.

Texto por Kauara Borim