Janeiro é um mês alegre, marcado pelo verão e, geralmente, por viagens à praia, encontros com os amigos e muitas festas, mas, em meio a pandemia e alta de casos de Covid-19, muitos desses eventos precisaram ser repensados, já que o distanciamento social é essencial para conter a disseminação do vírus. Além disso, é também época de férias e, para aqueles que tem filhos, ficar em casa com as crianças pode ser um desafio ainda maior. Pensando nisso, trouxemos hoje uma seleção de atividades que podem ser feitas ao ar livre, mas sem deixar a segurança de lado! 

PIQUENIQUE EM FAMÍLIA

Para um momento em família ou mesmo uma proposta diferente para o fim de semana, os piqueniques são atividades legais e muito fáceis de serem organizadas. Basta encontrar um parque, praça ou espaço aberto, escolher os petiscos favoritos e combinar com todo mundo o melhor dia para esse encontro especial! 

EXERCÍCIOS AO AR LIVRE 

Dos mais tranquilos aos mais radicais, existem muitas opções de exercícios que podem ser feitos ao ar livre. Yoga, rapel, escalada, corrida, passeios de bike, dentre outros, com os equipamentos de proteção corretos e os cuidados necessários, basta você escolher seu preferido e procurar o local adequado para realizar a atividade. Além de sair da rotina e divertir-se, os exercícios físicos fazem muito bem a saúde! 

EM MEIO À NATUREZA 

As viagens não estão proibidas, mas exigem cautela. Opte por destinos menos procurados, evitando aglomerações. Ilhas ou casas isoladas na praia, na serra, próximas a rios e cachoeiras, são boas opções. Hoje, existem sites que permitem o aluguel de acomodações inteiras somente para você e sua família, e tudo é negociado digitalmente, evitando o contato com outras pessoas. 

Especialistas recomendam que lugares fechados e sem ventilação sejam evitados, uma vez que o coronavírus se propaga no ar, por isso, o lazer em meio a natureza é a melhor opção. Porém, nesse momento, devido ao grande aumento no número de casos, faz-se necessário um novo lockdown e, com isso, muitas cidades estão mantendo apenas os serviços essenciais e locais como parques e estradas podem estar fechados. Procure saber a situação da sua cidade, planeje seu passeio com antecedência e lembre-se: mesmo nestas atividades, caso for encontrar pessoas que não moram com você, o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% continuam sendo necessários. Cuide-se e divirta-se! 

Texto por Kauara Borim