Inspiração para a nova coleção de Outono 21 da Reserva Natural, os povos nômades são inquietos, viajantes e exploradores. Nesse texto você irá conhecer um pouco mais sobre essa cultura.

Nomadismo descreve uma forma de vida em que as pessoas não viviam fixas em um único lugar, mas exploravam recursos de um local – como água e alimento – e quando estes acabavam, buscavam outra região. Essa foi a primeira forma de organização que o ser humano encontrou para sobreviver e, graças a ela, os primeiros humanos surgidos na África se espalharam e habitaram o redor do mundo. Apesar de hoje a maioria das culturas serem sedentárias, ou seja, viverem em um lugar fixo, ainda existem povos que adotam o nomadismo como forma de organização de suas sociedades e foram eles que serviram de inspiração para a coleção dessa temporada.

Os nômades modernos que vivem principalmente na África e no Oriente Médio habitam predominantemente os desertos. Carregam os valores ancestrais de seus povos e deles retiram todo conhecimento necessário para viver em constante mudança e adaptação em meio à natureza. O artesanato, a vestimenta e os visuais desérticos são alguns dos elementos que serviram de inspiração para as estampas deste outono. 

Após um ano vivendo a pandemia e reclusos em casa, abordar um tema como o Nomadismo nos leva a viajar, conhecer novos ares, culturas e experiências sem sair de casa. Com esse tema propomos uma nova percepção sobre o mundo e as diferentes culturas, pensando em decolonizar o olhar e promover mudanças estruturais na sociedade por meio da moda, do design e das artes.