Sua aceitação é unânime, não importa: a localização geográfica, o regime político, a classe social, orientação sexual, idade ou religião – todo mundo usa jeans. Por esse motivo, ele já passou dos 100 anos e permanece atual.

Para quem não sabe a história deste tecido tão versátil, a peça nasceu na cidade de Nimes (sul da França), em 1792; mas, foi nos EUA que o denin (nome que referenciava seu local de origem) se popularizou e foi patenteado por Levi Strauss, em 1873.

Seu primeiro uso foi como cobertura de barraca e acabou atendendo a demanda de mineiros para uma peça que resistisse à exigente rotina diária deste trabalho. Quando ganhou a sociedade de modo geral, ainda restringia-se ao contexto do campo.

Se tornou artigo fashion em 1928, quando a foto de uma repórter da Vogue, que visitou o leste norte americano, o classificou como “inacreditável”.  

Dos cowboys de filmes de faroeste às bandas de rock, esse queridinho mora no guarda-roupa de todo mundo. Para quem ama tendências, ele veio com tudo em 2021 – no corte largo (jeans folgado) ou associado a outros tecidos (malha e moletom), proporcionando o conforto que nosso dia a dia exige; bem como, na sua cor mais clássica: o índigo.

Para que você possa se inspirar e arrasar nos looks da estação, separamos algumas peças: