O maior gesto de amor próprio é olhar e sentir o seu corpo. Pergunta importante para se fazer agora e sempre: como estão seus rituais de autocuidado?

Segundo o site do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Outubro Rosa é um movimento internacional cujo objetivo é trazer visibilidade ao câncer de mama. No Brasil, a cor ganha não apenas as redes sociais e ações promocionais; mas, também os espaços públicos durante todo o mês.

O autoexame é parte fundamental neste processo de prevenção, pois auxilia no diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura. Saiba como fazer seu autoexame clicando aqui.

Nós, da Reserva Natural, procuramos divulgar a importância da campanha para toda nossa rede de contatos (clientes, funcionários e sociedade); mantemos uma parceria com o Hospital Regional do Câncer de Passos durante o ano inteiro; e contribuímos com a ação especial do HRC, através da doação de lenços para as pacientes. Este ano, a ação está acontecendo hoje: 28 de outubro.

Conheça os números

Há 95% de chance de cura com o diagnóstico precoce, que ocorre quando você pratica o autoexame ou vai regularmente ao médico;

80% dos nódulos mamários são benignos;

No Brasil, são 165 mulheres diagnosticadas por dia;

A cada 24 segundos uma mulher recebe o diagnóstico;

A cada 69 segundos uma mulher morre de câncer de mama no mundo.

Rede de mulheres

Ter alguém por perto durante o tratamento faz toda a diferença. E é claro que marido, filhos e familiares são muito importantes. Mas, sobretudo, encontrar conforto em outras mulheres que já vivenciaram (ou não) a doença é de extrema importância.

É com o intuito de compartilhar histórias, que grupos de mulheres se organizam em diversas ONGs espalhadas pelo Brasil: contam suas experiências, compartilham o peso do dia a dia e transformam a caminhada em uma jornada mais leve. Amigas da Mama, Amajes, Casa Rosa, entre outras.

O que você pode (e deve fazer!)

  • Autoexame: insira em sua rotina o hábito de tocar as mamas, se toque, se previna!
  • Compartilhe: converse sobre o assunto entre as amigas, divulgue o passo a passo para o autoexame, vamos falar sobre o assunto e espalhar conscientização.
  • Seja parte de uma rede de apoio: se você conhece alguém que está enfrentando a doença, ofereça ajuda e acolhimento. Não permita a disseminação de fake news.

O câncer de mama é um assunto de todos e todas. Faça parte deste movimento!

Fonte:  Roche Farma, São Camilo Oncologia e Inca.