Integrantes das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), as flores são responsáveis por sabor e beleza em diversos pratos. Possuem tamanhos, aromas e sabores de acordo com as suas regiões. São usadas como enfeites, na forma de chás ou até em opções de saladas e sopas. Conheça algumas e seus diversos modos de preparo:

FLOR DE IPÊ
É muito comum o seu uso na culinária, nos tons branco, amarelo e roxo. Suas pétalas possuem um leve amargor e uma fragrância adocicada. Podem ser consumidas em forma crua ou cozida. Em empanados, farofas, saladas, refogados e até salteadas em carnes e legumes.

DENTE-DE-LEÃO
É para quem gosta de um gostinho amargo. É possível prepará-la em saladas, sucos verdes e chás. Para quem não gosta do amargor, mas ainda assim quer aproveitar seus benefícios, pode consumi-la refogada ou em farofas.

LAVANDA
Os tons de lavanda podem ser vistos em chás e bebidas medicinais. Mas, a flor também pode ser utilizada em biscoitos, bolos, sorvetes e até mesmo no vinho. Tem um papel importante na beleza e elegância dos pratos.

HIBISCO
O Hibisco pode ser aproveitado de diversas formas. As folhas são boas para saladas; seu cálice, na fabricação de geleias, doces, picles, vinhos, vinagres e sucos. Para fazer chá com as flores, é necessário deixar as pétalas secando à sombra para melhor aproveitamento de seus nutrientes.

Quer saber mais sobre as Flores Comestíveis? Separamos alguns sites com informações importantes, confira: Saber&Saúde; Canal do Horticultor; Aquele Mato.