Em nosso último texto, falamos sobre a função das árvores e como elas são essenciais para nós e para o meio ambiente. E, se você leu e ficou com vontade de ajudar no plantio e preservação delas aí perto de sua casa, hoje trouxemos algumas ideias de como você pode fazer isso! Acompanhe!

Se você tem um espaço em casa, é muito fácil plantar e manter uma árvore! O primeiro passo é analisar o ambiente que você tem disponível: se o ideal é uma árvore de pequeno, médio ou grande porte, se bate muito ou pouco sol e se existem questões específicas que podem afetar o desenvolvimento da planta. Depois disso, basta encontrar uma floricultura ou viveiro – muitos atuam, inclusive, com doação de mudas – em sua cidade e procurar pela muda correta para seu espaço, é lá também que irão lhe repassar todos os cuidados que você precisa ter com a espécie escolhida. Com as mudas em mãos, basta preparar a terra e plantar! É importante aguar sua árvore de acordo com o recomendado, algumas diariamente, outras com intervalo de tempo, e protege-la de possíveis intervenções como animais e ventos fortes, até que ela cresça e consiga se manter sozinha.

Mas, se sua intenção for plantar nas calçadas do seu bairro ou em locais públicos como praças, parques e áreas livres, além dos cuidados acima, existem algumas regras que devem ser seguidas. Cada cidade tem suas exigências em relação ao plantio de árvores, pois, devem atender a especificações como o tipo de árvore a ser plantada, o tamanho da calçada a receber a planta e a distância mínima de postes, por exemplo. Para ter acesso a todas essas informações, basta entrar em contato com a prefeitura de sua cidade. Além de passar as instruções corretas, a equipe local pode dar boas dicas e orientações que vão ajudar em seu projeto de arborização! Para essa ação, o ideal é mobilizar amigos, familiares e moradores do seu bairro, já que quanto mais pessoas envolvidas, mais árvores poderão ser plantadas e todos serão beneficiados.

Existem também outras formas de contribuir, seja fazendo doações à ONGs que atuam em defesa do meio ambiente, seja buscando por iniciativas que se comprometem com a causa. Uma ideia legal é utilizar o buscador Ecosia, disponível em formato de site e aplicativo, que funciona assim como o Google: basta acessar e digitar as palavras chave da pesquisa que você deseja fazer e o mecanismo lhe mostrará sites que podem responder às suas dúvidas. O diferencial desse sistema, de origem alemã, é que a cada 45 buscas utilizando o serviço, uma muda de árvore é plantada!

Aqui na Reserva Natural, pensando em como participar, desenvolvemos a ação Novembro Natural e, durante todo o mês de novembro, a cada cinco peças vendidas em nosso site, nos comprometemos em plantar uma árvore nativa na região da Serra da Canastra. Em breve falaremos um pouco mais sobre a campanha por aqui!

Texto por Kauara Borim