Sou de algodão

Nossa história começa com o algodão. A primeira peça confeccionada, ainda em 1992, que deu origem a outras produções e à Reserva Natural foi uma calça de algodão rústico cru. Até hoje essa é uma das principais fibras que usamos. Vem descobrir mais sobre esse material tão importante para nossa marca! 

A FIBRA: Da lavoura até chegar em sua casa, o algodão passa por muitas mãos e diversos processos que transformam a flor em tecido. No processo, o algodão é cultivado, colhido e beneficiado, depois, passa pela fiação. Após serem transformados, os fios se unem em tramas formando o tecido que será usado na confecção das roupas. Nessa última etapa é iniciado o trabalho criativo em que são aplicadas texturas, padronagens e cores. Essa fibra natural, leve e durável, é muito importante para a indústria brasileira, sendo o nosso país, hoje, um dos cinco maiores produtores mundiais. 

O tecido vindo do algodão é ideal para uma confecção mais sustentável, uma vez que a fibra natural é mais resistente, portanto, mais durável e menos poluente, pois, quando descartada, se decompõe com mais facilidade, causando menos prejuízos à natureza. 

SOU DE ALGODÃO: Em 2016, nasce o movimento Sou de Algodão como iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, a ABRAPA, e do Instituto Brasileiro do Algodão, o IBA. A ação propõe uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável, para isso, reúne cadeia produtiva e indústria têxtil em um único ideal, promovendo uma produção de algodão ‘ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável’, como afirmam em seu próprio site, ajudando, ao mesmo tempo, o meio ambiente e a economia nacional. O Algodão Brasileiro Responsável representa hoje 36% de toda produção mundial de algodão sustentável. 

A proposta do movimento tem tudo a ver com o que defendemos, assim, a Reserva Natural se tornou uma das marcas parceiras do Sou de Algodão, que garante a qualidade e o compromisso ambiental em nossas confecções que utilizam a fibra. Participe com a gente e desfrute dos benefícios e conforto do algodão, conheça algumas de nossas peças: 

Texto por Kauara Borim