Desacelerar, essa é a proposta do movimento que propõe um olhar mais calmo e atento a nós, ao planeta e a tudo que nos cerca. Entenda um pouco mais sobre esse conceito e confira quatro dicas para pôr em prática! 

No dia a dia, muitas vezes somos levados pela rotina agitada e os cuidados com nosso corpo e nossa mente são deixados de lado. Como consequência podemos ficar estressados, desmotivados e até doentes. O slow living surge como alternativa para quem quer levar um estilo de vida mais tranquilo, propondo práticas mais conscientes em todas as áreas – no trabalho, na vida pessoal, na saúde, nas formas de consumo – e buscando uma vida mais saudável e em harmonia com a natureza. Além disso, também defende relações com mais afetos e vínculos.

Essa filosofia surgiu na década de 1980, na Itália, com o movimento slow food, que valorizava a comida desde o plantio do alimento até o ato de comer e todos os trabalhadores envolvidos no processo. A proposta que à época surgiu para se opor aos fast foods ganhou adeptos e se expandiu para outras áreas. Hoje falamos de slow fashion (em relação à moda), slow content (em relação à conteúdo nas redes), slow living e outros. Slow vem do inglês ‘lento’, mas nesse caso não tem nada a ver com demora ou preguiça e sim com dar-se um tempo, respirar e relaxar para viver melhor e, como bem diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição! Quer desacelerar e ganhar mais qualidade de vida? Confira esses três hábitos para incluir na sua rotina:

  1. Desacelere em alguns momentos do dia 

Mesmo numa rotina com muitos compromissos, é importante fazer pausas para descansar e recuperar o fôlego. No dia a dia, praticar yoga ou meditação, tirar um tempo para si longe do celular e de trabalho ao acordar e antes de dormir, fazer pequenas pausas para lanchar, se hidratar e alongar, ou até mesmo tirar alguns minutos para simplesmente não fazer nada são atitudes que podem mudar seu dia para melhor.

  1. Aprecie o momento

Faça uma coisa de cada vez, com atenção e apreciação. Além de te ajudar a concentrar e dedicar mais no trabalho, também te fará aproveitar melhor os momentos de lazer e a companhia das pessoas que você ama. Uma boa dica é passar mais tempo offline, vivendo o presente.

  1. Busque sustentabilidade

Adote hábitos sustentáveis para você e para o planeta. Consumir de forma mais consciente, preocupando-se com os possíveis impactos ambientais e buscando alternativas de reduzi-los, conectar-se com a natureza, viver momentos de relaxamento em meio à ela sem explorar são atitudes essenciais para uma vida em harmonia com o planeta, assim como entender o que você pode fazer, quais são seus limites e suas possibilidades são hábitos sustentáveis que você pode adquirir para beneficiar a si mesmo, em troca de bem-estar.

Aos poucos, pequenos hábitos se tornam costume e o slow living passa a ser sua forma de viver e encarar o mundo. Comece já e viva melhor com mais harmonia, afeto e consciência!

Texto por Kauara Borim