Apesar de essenciais para nossa sobrevivência e para o equilíbrio do planeta, pouco se fala sobre a importância das árvores e a necessidade de preservá-las. Neste mês especial, em que promovemos a ação Novembro Natural, traremos este assunto como pauta e neste primeiro texto vamos falar um pouco sobre a função das árvores, vem com a gente!

As árvores, pertencentes ao reino dos vegetais, ou Plantae, assim como os outros seres desse grupo, realizam a fotossíntese. Nesse processo, absorvem luz solar e gás carbônico e, em troca, liberam gás oxigênio. Para entender a importância disso, é preciso pontuar que o gás carbônico está diretamente ligado ao efeito estufa. Esse gás, também chamado de dióxido de carbono ou CO2, é um dos gases que mais produzimos, seja naturalmente quando respiramos, seja na liberação de energia, por exemplo, através da queima de combustíveis fósseis, como petróleo. O excesso desses gases na atmosfera eleva a temperatura média da Terra, trazendo consequências ambientais graves. As árvores, ao realizar o que apelidaram de ‘sequestro de carbono’ ajudam a equilibrar a quantidade de CO2 e manter as temperaturas estáveis.

Além disso, são capazes de absorver muitos litros de água do solo – a quantidade varia de acordo com tamanho e idade da planta –, isso ajuda a evitar as enchentes que são, hoje, um grande problema socioambiental. Protegem o solo, mantendo-o protegido e fértil, e ajudam a evitar erosões que afetam diretamente os animais, os rios e os lençóis freáticos sendo, portanto, indispensáveis para manter todo o ecossistema em funcionamento.

Pensando nos benefícios a curto prazo e que podemos observar mais de perto, podemos citar os impactos positivos de termos árvores próximas de nós, nas ruas da cidade, em nossos quintais e na porta de nossas casas: elas produzem sombra e diminuem a sensação térmica, aliviando o calor excessivo do clima que vivemos; reduzem a poluição do ar que respiramos diariamente, impactando em nossa qualidade de vida; quando floríferas, deixam a cidade mais bonita, quando frutíferas, oferecem alimento para nós e para outros animais; entre outros.

Agora que você já sabe como as árvores são importantes para nós e para todos os seres vivos, que tal pensar em como você pode ajudar a preservar as que já existem e plantar novas na sua casa, rua ou bairro? Fica de olho, semana que vem nós voltamos com dicas de como você pode fazer isso!

Texto por Kauara Borim